quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

As "caixas" também choram


                  Ontem fui ao Hipermercado Atacadão, em Novo Hamburgo. Comprei um sabonete, chocolate, pote de balas e um suco. Feita a compra fui para o chamado "caixa rápido de até 20 ítens". Até aí nada demais. Mas, minha surpresa foi observar tamanha falta de respeito dos clientes do estabelecimento. Imagina a cena: 20 pessoas em uma fila, onde ao invés de dois estava funcionando apenas um caixa. Das duas dezenas de clientes, pelo menos metade estava com carrinho cheio de mercadorias. Óbviamente que aqueles que seguiam a regra de x número de ítens reclamaram, xingaram, chamaram o gerente... Contudo, quem levou a culpa foi a atendente. Quando chegou a minha vez de passar os produtos, ela estava com olhos cheios de lágrima, porque os "sem noção" encheram o saco dela, que estava sozinha pra atender a galera.

Aqui eu ressalto que:

1º: A total falta de repeito dos usuários que não sabem o que é 10+10=20;
2º: Por que o estabelecimento não tomou providências após as reclamações dos usuários que tinham razão?

O resultado foi a menina correr pro banheiro para não levar uma "mijada" do chefe por chorar...

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Oba!!!! Hora da internet

                    A mãe disse para o filho: Amor, depois de almoçar, de me ajudar com a louça, fazer o dever de casa e ainda levar o Dog pra passear, eu deixo você ir na internet por meia hora. A resposta do Pedrinho foi: "Ta booom mãe".
                 Na minha época, eu também tinha todos os afazeres, mas ao contrário do Pedrinho o meu único objetivo era terminar de executar meu plano mirabulante de explodir a lixeira do vizinho. Acredito, que os valores de uma geração para outra deram um giro de 360 graus. O Pedrinho de 12 anos quer se trancar no quarto e ficar no universo cibernético, e eu queria brincar em um planeta que se resumia a eu e mais dois amigos. Nada de jogos online, somente o taco.
                Clicar botões, saber manusear um mouse, digitar dez vezes mais rápido do que se fosse escrever a punho... Coisas que só a internet propicia. Brincar com amigos na rua, se sujar na lama depois da chuva, correr atrás de uma bola, brincar de pega-pega e esconde-esconde... Coisas que a convivência oferece.
                    Esse vira volta cultural iniciou ainda em tempos de batalha. A internet surgiu na início da Guerra Fria, com o objetivo de manter a comunicação entre os militares. É, quem diria que esse método revolucionaria o mundo. Na década de 1970, o sistema também foi um importante meio de comunicação acadêmico, assim como é hoje.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Depois de 20 anos jogadora conclui: "Jogos de azar são umas pragas".

Mulher que trabalhava em bingo revela:"...já vi jogador perder tudo e tentar se enforcar".".





"Tenho muitos amigos de policia, tri de boa", revela bicheiro.





Nesta semana estou realizando matérias sobre "Jogos de Azar". ,


          Não é difícil achar um local que diga: "22, dois patinhos na lagoa". Normalmente são pontos reservados, que só tem acesso aqueles que já frequentam a casa. E o jogo do bicho, bah!!! É uma festa, basta ir no barzinho da esquina...

          Conversei com muitas pessoas que jogam e que trabalham no meio. Mesmo com muito receio, aceitaram dar entrevista, mas com a condição de que seus nomes e vozes fossem reservados.

         Clique o "play" da matéria e saiba o que o cidadão revela sobre os "homens da lei". 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Amazônia Verde perto: Paraenses dividem opiniões sobre a construção da barragem de Belo Monte

Resumos da primeira semana no Pará.
Embarcação onde passageiros dormem em redes;
Pessoas humildes que mesmo dependendo das possíveis mudanças do Código Florestal não sabem nada sobre o assunto;
Crianças que arriscam a vida por comida;
Jovem que sem cursinho, só com a força de vontade, ficou em 1ª lugar no vestibular da Universidade Federal do Pará.

A matéria foi ar no dia 16.07 no pragrama Redação na ABC 900 AM

Amazônia Verde perto: Momento com as índias crianças

São índias Xikrins, que moram na aldeia a 600 km do Centro de Altamira. As imagens falam por si.

Amazônia Verde perto: Belém terra de "ninguém"








CAPAS DE JORNAIS

 Vão do A ao Z. O Amazônia e O liberal são dois jornais que mostram a distância cultural entre os leitores. O Amazônia é dividido em três partes, Geral, Esporte e Polícia. O esporte tem 12 páginas e a policia aprox. 9. Corpos de pessoas mortas a tiros são expostas com a maior naturalidade. Além disso, sempre ha a foto de uma mulher sensual e bonita, o que ajuda a vender, já que são comercializados em bancas.

OBS: Os jornais são da Rede Liberal, que é filiada a Rede Globo.
 



RÁDIOS

Ouvi a AM 690. A acústica é hor-rí-vel. Pra falar bem a verdade, não existe. A impressão é que o locutor está dentro do banheiro. O melhor de tudo são os efeitos sonoros, quando o "cara" do microfone fala de morte por arma de fogo, ao fundo o operador de áudio coloca efeito de disparo, se fala de chuva atrás da voz tem um trovão. O vocabulário É popular, tão popular que foge até do coloquial.

CARACTERÍSTAS DAS PESSOAS

Em sua maioria são baixas, estatura de 1 metro meio até 1 metro e 60 no máximo. A cor cuia ou morena, são as que predominam. Tem negros, em maior quantidade quem em NH por exemplo.

É um povo educado de modo geral, claro que sempre, em qualquer lugar do mundo, ha os ignorantes, mas em um contexto fomos bem recepcionados.



TEMPO

Hoje o calor chegou aos 38 graus, mas no final da tarde a chuva ameniza a sensação de mormaço, são pancadas fortes que duram em média uma ou duas horas. Aqui também tem as ruas Três de Outubro assim como em Novo Hamburgo, quero dizer que se chove é certo que inunda.

Tomamos "O" banho de chuva, os equipamentos dentro de uma mochila e mochila dentro de uma sacola plástica.


VER O PESO

É o Mercado Público de Porto Alegre, mas com regras e valores diferentes. Aqui, as pessoas não se preocupam muito com a higiene da carne, por exemplo. As tendas são divididas por segmentos - São aproximadamente 1 km de extensão e uns 30 metros de largura. Não é fechado, mas tem em toldo gigante. O ambiente é aberto ao público gratuitamente.

O que me chamou atenção foi a disputa por espaço em comércios ambulantes. Mas, a disputa não se restringe só entre eles, ha uma briga pacífica com veículos. Os comerciantes ficam nas calçadas e do lado da rua, o que acaba atrapalhando os pedestres. Nas tendas costam os mais variados produtos, variados mesmo, quase uma 25 de Março em São Paulo.





O QUE SE COME?

Eu jantei feijão, com arroz, frango e farofa ou tapióca como é dito aqui.

Açaí é o dodói deles, tem sorvete, suco, geleia, em fim um emaranhado de produtos em açaí.



PAIXÃO NACIONAL


Passa a chuva, e lá estão eles e elas jogando um futebol. O empurra empurra e os berros dão a dimensão que brincadeira mesmo, só para os mais novos. Os adultos parecem que disputam uma Copa do Mundo. O mundo futebolístico aqui é fraco, Belenense Atlético Clube, Bragantino Clube do Pará e ainda Clube do Remo. Em Belém, os paraenses se apegam a times de outras regiões, como Corinthians de SP.

DEFICIÊNCIA

Não tem pontos turísticos em Belém que possam atrair turistas.

ECONOMIA

No século XXI, Pará vive com base em produção mineral, onde se destaca o minério de ferro. A exportação é pro mundo todo, com ênfase na China.

ÁGUA

A Hidrelétrica de Belo Monte, que estava nas capas dos jornais por brigas com índios, deve ficar 100% pronta em 2019. Até lá, muita água está por rolar. Tem uma série de reivindicações de tribos, que afirmam serem prejudicadas com a construção da hidrelétrica. Vamos para lá, falaremos com os índios e com representantes da empresa. O que será feito? Será que muda algo no RS? Vou descobrir

Chima no final da tarde no Ver o Peso.

Amazônia VERde perto - Detalhes da embarcação



Barco Bartolomeu saiu dia 27 de julho do porto de Santarem, seu destino: Manaus.

Amazônia Verde perto: Viagem para Altamira

Caso não tenhas tempo de ver todo o vídeo, peço então para que olhes os 5 minutos finais. VALE A PENA!!!!!!


Amazônia Verde perto: Sim, sempre pode piorar. Relato de mulher que mora na rede porque não consegue emprego



Hotel Calango é o local mais triste que uma cidade pode abrigar. Pessoas do país inteiro, que buscam melhores condições de vida, vem para Altamira. O objetivo é conseguir emprego na empresa Norte Energia que esta construindo a barragem Belo Monte.

Essa senhora, de 38 anos, está há 4 meses morando na rede. Ela contou que divide o espaço com o marido, a comida esta guardada embaixo de lonas.

Amazônia VERde perto - PM ganha helicóptero da empresa responsável pela barragem, em Altamira



Entrevista realizada no Batalhão de Policia Militar, em Altamira.

A usina Belo Monte, através de uma parceria com a administração local, cedeu carros para o policiamento, até um helicóptero foi repassado

Amazônia VERde perto - Tudo uma farça

Hoje, completa uma semana que estamos em Altamira, e só nesta segunda que conseguimos, atravez da CIMI (Conselho Indigenista Missionário), a autorização para irmos a uma tribo, mas vejam bem, esta autorização é da própria aldeia e não da FUNAI (Fundação Nacional do Índio).

Depois deste dias aqui percorrendo a cidade, conversando com os moradores, percebemos de modo geral que a FUNAI hoje é contra o índio, ou pelo menos não abraça uma causa que eles defendam.

O interesse de impedir a construção da Usina da Belo Monte, é nulo. Três coordenadores da Fundação que lutaram a favor dos índigenas foram afastados de seus cargos.

A FUNAI também se vendeu para a Norte Energia. Porque a sede estava quebrada aqui em Altamira, não havia uma estrutura adequadra para atender o índio. Com isso, vendo a necessidade, a empresa disse que ajudaria a reerguer a Fundação e parece que eles tem feito isso, mas em troca de apoio ao favoritismo a barragem.

Hoje que caiu a ficha que durante quase 3 dias fomos enrolados por indígenas, e aqui coloco minha conta em risco, que foram mandados pela FUNAI, favorável a hidrelétrica.

O Xikrins, que vivem no meio da selva ha 600 km do centro de Altamira, diziam ser contrários a aprovação da usina, que será terceira maior do mundo. Mas, eles infelizmente se renderam e o reflexo foi o pedido de 15 mil reais que os Xikrins nos fizeram para passarmos 3 dias na tribo. Um absurdo.

A Norte Energia, que é a empresa responsável pela obra, compra tudo e a todos que são uma pedra no sapato. Os Xikrins eram CONTRA, mas depois de um acordo entre as partes, intermediado pela FUNAI, parece que tudo está 100% organizado.

A prova real eu e o jornalista Aurelio Decker tivemos hoje a tarde.

Na ultima quarta-feira, tínhamos uma visita ao canteiro de obra na hidrelétrica, mas não fomos porque o transporte nos custaria R$ 400,00 reais. No entanto, no último sábado a noite, antes da entrevista com a prefeita, a assessoria de imprensa da administração municipal se colocou a disposição para nos levar. Feito este acerto, liguei para o assessor de imprensa da Norte Energia. Resumindo a história, o resultado foi negativo, nesta tarde veio uma resposta de Brasília dizendo que não seríamos aceitos na obra. Mas a negativa veio, após a FUNAI ser possivelmente informada que iríiamos a uma tribo que em tese ainda, vejam bem, ainda é contrária a contrução.

A empresa não quer mais que se fale no assunto da briga, que foi manchete nacional ha pouco dias.

Parece complexo e é, tanto que levamos 7 dias para juntarmos o quebra cabeça.

A última peça, quem colocou foi um cidadão chamado Cleanto. Um homem que trabalha na CIMI, (Conselho Indigenista Missionário) que é mantido pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil). Mesmo a entidade ser mantida pela igreja, os coordenadores não são ligados a religião.

Esse cidadão amanhã de manhã, às 6 horas, irá conosco a uma tribo. Serão 6 horas de viagem pelo Rio Xingu em uma voaderia, que é uma lancha. Já preparamos nossos mantimentos porque passaremos a noite lá, de terça para quarta-feira.

Que a usina será a grande obra do século, não podemos negar. São dezenas de pessoas que todos os dias desembarcam na rodovíaria de Altamira. Falo isso com precisão porque nossa equipe esta hospedada em um hotel na frente da rodoviária.

Algumas destas pessoas ja vem com emprego garantido na usina, mas têm outras que não. A promessa é um novo albergue para estes que vem sem rumo. No entanto, ainda é só um projeto.

A partir de amanhã embarcamos para mais uma etapa da nossa viagem. Até que enfim vamos pôr em prática aquilo que realmente nos propomos a fazer quando saímos do aeroporto em Porto Alegre rumo ao norte do Brasil, que era VERde perto como estão os indígenas, já que são eles os donos do país, ou pelo menos deveriam ser.

Outro fator que não posso deixar de comentar é o desencontro de informações, coisas básicas do dia a dia se tornam obstáculos. Pedir a informação sobre um mercado, a cada esquina um paraense muda a versão. Comprar passagem de ônibus deveria ser a coisa mais tranquila, contudo... Hoje mesmo liguei duas vezes e a mesma pessoa passou valores distintos para o mesmo destino com mesmo coletivo. E a pressa de resolver as coisas também, ainda nesta segunda eu liguei para um determinado local onde me passaram o telefone de uma ONG, mas o número era o mesmo que eu tinha ligado ha poucos minutos, então argumentei dizendo que ja havia ligado, a resposta do outro lado da linha foi extamente essa:

-É que não tem ninguém lá.

- Então por que me passou esse número?

-A seilá! Você me pediu.

Eta nós...

Ok

Amazônia VERde Perto



Contato com as crianças da aldeia Araweté.
Uma experiência única e maravilhosa.

O porém da história toda, foi que senti na pele as crenças místicas do índio. A noite minha rede balançou sozinha de cima para baixo, eu estava imóvel e as paredes (óbvio) também.
Trinta segundos que me fizeram repensar no que acreditar....

Demissão não deve mudar rumo da investigação, ou deve?



Foto do Facebook
Em Nota, a escola de Canoas informou que demitiu professora que ministrou a aula em que animais foram dissecados. No site da instituição de ensino, consta que estão sendo apuradas as ações da atividade prática de biologia onde gatos foram usados para estudo. Além disso, segundo os dados do documento, as aulas desse conteúdo foram suspensas.

Homem é detido com maconha conhecida como 3D

            A droga também chamada de 3x1 é três vezes mais forte que outras ditas comuns no mundo do tráfico. Hoje, agentes da 4ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico do Denarc, prenderam um homem de 47 anos em Viamão. Com ele foram apreendidos três tijolos de maconha 3D, pesando 2 kg e meio. O delegado Rodrigo Zucco, que participou da ação, afirmou que o preso não tinha antecedentes criminais. Quanto a droga, o titular dizze que nesta época do ano é muito comum a apreensão deste tipo de entorpecente. O titular descartou a hipótese deste entorpecente mais forte ser produzido no Estado.

           O homem preso hoje,  foi autuado por tráfico de drogas e será encaminhado ao Presídio Central./ Ontem 144 kg da maconha foram apreendidos em Montenegro./ A droga estava dentro de um caminhão em meio a pó de café para disfarçar o cheiro.////

terça-feira, 18 de setembro de 2012

"Eu não disse bom dia pra ele"

            Essa foi a frase que eu ouvi de um jovem rapaz que recém tinha visto o pai atirado no chão, morto.

         Estava pronta para jantar, próxima das 19 horas, quando recebi a informação de que um operário havia caído de uma obra, em Novo Hamburgo. Claro, a janta ficou pra depois.  Quando eu e o jornalista Paulo Lângaro chegamos até o endereço, rua 11 de Junho no bairro Operário, não vimos nada, apenas um prédio em construção as escuras. Mas, não demorou muito para acharmos uma fresta que dava acesso ao lado de dentro da obra, não conseguimos entrar, no entanto, vimos e  ouvimos algumas pessoas conversando. 

           Olha de um lado olha de outro e a chuva torrencial caindo nas nossas cabeças. Muitas fotos, pouca luz e qualidade. O PC (Paulo Lângaro), se enfiou embaixo de um cavalete do posto de combustíveis para clicar algo que pudesse ser publicado no NH.

De repente um menino sobe a lomba  que dava acesso ao portão principal da obra.
-Moço, meu pai tá aí? Peguntou o rapaz, todo molhado da chuva e com chinelo de dedo, camiseta e calção.
-Não pode entrar.  Respondeu um policial, meio mal educado
-Mas, é meu pai.  Insistiu o garoto, com idade aproximada de 20 anos.

   
Foto Paula Lângaro, jornal NH
             A primeira coisa que eu pensei foi: "Tomara que não seja o pai dele". Ilusão a minha. A vítima era José Luiz Vargas de Souza. O homem de 53 anos caiu do 7º andar, por volta das 18 horas do dia 18 de setembro de 2012. 
 
 
        Falei com o filho sem qualquer intensão de entrevista, queria saber se ele estava bem, ou pelo menos se precisava de algo, mas não. Ainda em choque, nem a idade do pai ele lembrava.

           Isso me fez lembrar que há 3 anos cobri a morte de 3 mulheres da mesma família em Sapiranga na ERS 239. O motorista, namorado de uma das vítimas, sobreviveu. Eu falei com o rapaz na delegacia, e nunca mais vou esquecer daquela expressão da face dele quando perguntei: "se machucou?". Conclui que fisicamente não, mas o psicológico acredito que até hoje não voltou ao normal.


Ok?!!!


sábado, 25 de agosto de 2012

35ª Expointer - "com chuva"

Pelo 5º ano estou na Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasil. 


Hoje, o evento já iniciou chovendo, nós da redação até brincamos que Expointer sem chuva não é Expointer.


Pela manhã, transmitimos ao vivo o programa Sábado News. Iniciamos ( eu, Eduardo Pires e Ederson Canalle) com a palavra do Governador Tarso Genro, que se mostrou otimista na recuperação de negócios perdidos com a estiagem. 

Um pouco mais tarde, apresentei o Passando a Limpo. Entre as pautas estava o Diretor Técnico do Mandalarga. 


Ok.

domingo, 1 de julho de 2012

Prostituição destrói laços amorosos entre casal, ou não?!!!!!



Ha uma parcela da comunidade que é totalmente contrária a legalização da
profissão. Os microfones também foram abertos para este outro lado. 
A dona de casa Bernadete Hoffmann, moradora de Novo Hamburgo, contou porque 
acredita que essa ação, de regulamentar a prostituição, só teria a
degradar com as famílias.

Travesti leva facadas durante programa de sexo



Em Novo Hamburgo, os travestis que vendem o corpo em troca de dinheiro falaram 
com a nossa equipe. Com o nome de guerra Valéria, ela nos trouxe dados 
assustadores. Contou que até facadas já levou estando nas ruas. O porque ela 
escolheu essa profissão, é possível saber ouvindo a reportagem.

"...faço meu preço." relata mulher de 39 anos as margens da ERS 239.


Trabalhar a beira de rodovias também é a realidade de muitas garotas que se 
prostituem. Com quase 40 anos, a nossa equipe ouviu uma mulher que consegue levantar 
no máximo R$1.000 por mês. Ela contou que em medo,mas só vai lagar dessa vida quando se aposentar.

Com 21 anos, Mel é garota de programa e consegue esconder dos pais.

Ser garota de programa e não contar para os familiares, será possível? Para uma jovem portoalegrense, de 21 anos, sim. Conhecida como Mel, a garota de programa, ainda pouco experiente contou como faz manter a profissão e esconder dos familiares.

Com R$ da casa prive, professora afirma: Vou abrir minha escola.




Depois de casar, a proprietária do prive, ainda ficou um ano como dona
de casa. Ju, com 28 anos, conta que há cerca de um ano conversou com
o marido e sugeriu a ideia deles abrirem uma casa de prostituição.
Ao fim da entrevista, depois de 55 minutos e conversa, a professora 
desabafou e disse para mais feliz lecionando.

Professora que foi prostituta e hoje é dona de casa prive


Nesta parte da reportagem você confere um depoimento emocionante de uma mulher de 28 anos, que largou as salas de aula em busca de uma vida melhor. Ju, como é conhecida, relata que quando docente ganhava menos de R$1.000 reais por mês e como prostituta chegou a faturar R$ 6.000 reais. 
A garota fala ainda que conheceu o amor da sua vida em um dos programas.

"Prostitutas"; Deputado diz: Isso é uma vergonha, desmoraliza as famílias brasileiras.


Ha deputados que são totalmente contrários a regulamentação da profissão das 
Garotas de  Programa. 
No Rio de Janeiro, tem parlamentares colocando "a boca no trambone" e afirmando ser totalmente contrários a essa ação. Ouça na segunda reportagem da série.

Garotas de Programa com carteiras assinadas, pode?


Legalização da profissão de Garota de Programa, esse é tema desta série. 
Nesta primeira reportagem ha falas do filme de Marcos Baldine "Bruna Surfistinha". 
O longa metragem traz a realidade das prostitutas. 
O assunto foi escolhido em função da repercussão na Câmara dos 
Deputados, que voltou a discutir a possibilidade de regulamentar a 
profissão mais antiga do mundo. O Deputado Federal e ativista gay Jean 
Wyllys do PSOL do Rio de  Janeiro está articulando 
a criação de um Projeto de Lei.


terça-feira, 12 de junho de 2012

Segundo testemunha homem cobraria R$ 5 reais para enforcar cães no bairro São Jorge, em Novo Hamburgo.




Após o episódio desta manhã, onde o filhote de cachorro foi encontrado enforcado e preso à fiação elétrica em Campo Bom, mais um fato de crueldade chama atenção. Um morador do bairro São Jorge, que pediu para não ser identificado, relatou que todos os dias, durante alguns meses, flagrou um cidadão levando os cachorros para um matagal para sacrificá-los. O morador contou que se trara de um viciado em entorpecentes. O denunciante ainda lembrou que algumas vezes conseguiu salvar os cães.



Ilustrativa
A Brigada Militar só pode autuar caso o suspeito seja pego em flagrante, neste caso enforcando o bichinho. Caso não seja possível a testemunha comunicar os órgãos policiais a tempo, podem acionar o Ministério Público. No caso de Novo Hamburgo o telefone é o 3582.6164. A partir da denúncia, o Ministério Público instaura um inquérito e repassa para a Secretaria de Meio Ambiente que deve recolher o animal. Em outros municipios, o recomendável é que a ligação seja feita para a prefeitura e pedir a secretaria competente para solucionar o problema.




segunda-feira, 11 de junho de 2012

Após 8 meses, policia ainda não concluiu inquérito sobre o corpo de bebê localizado em lixão de Novo Hamburgo.

Foto: Marcos Jorge, Jornal NH
O corpo do bebê foi encontrado por recicladoras do aterro sanitário do Bairro Roselândia. O recém nascido, do sexo masculino, estava enrolado em uma toalha dentro de um saco de fralda descartável. Ele tinha ainda parte do cordão umbilical.
Na época, agentes da empresa relataram que o caminhão que teria trazido o saco onde estava o bebê teria vindo do Centro. No entanto, o delegado Nauro Marques, titular da 1ª Delegacia de Policia afirmou que passado todos estes meses, as pistas foram insuficientes para chegar até os pais da criança

A Polícia Civil buscou junto a hospitais da região e à comunidade local informações que poderiam levar à mãe. Qualquer informação que possa contribuir para a investigação o telefone disponível a comunidade é 51 3584.5833

Suspeito de matar ex mulher continua foragido


Foto: Marcos Jorge, Jornal NH
A Policia Civil continua na busca do suspeito de matar Ana Paula Siqueira, de 31 anos. A mulher foi morta no bairro Roselândia em Novo Hamburgo. O crime ocorreu no dia 17 de maio. De acordo com o delegado Nauro Marques, Titular da 1ª Delegacia de Policia, o principal suspeito é o ex companheiro da vítima. Segundo Marques, o casal estava separado, mas o homem não aceitava o fim do relacionamento.

Rapaz morto a sangue frio era morador de um dos bairros mais violentos de NH.


Agentes da Policia Civil de Estância Velha investigam a morte do condutor de uma motocicleta, que foi assassinado com tiros na cabeça na última sexta-feira (8 de junho). O homicídio aconteceu na rua Portugal, no Loteamento Ilhéus, bairro Rincão dos Ilhéus. Os moradores garantem que foram cerca de cinco tiros. A vítima foi identifcada como E.R. Pinheiro. O rapaz era morador do bairro Roselândia, em Novo Hamburgo, e seu apelido era Gordo. A possibilidade de acerto de contas é uma das hipoteses. Com o motoqueiro, estavam cerca de R$ 500,00 em dinheiro. Testemunhas garantem que o motoqueiro estava procurando uma casa no Loteamento.

Sequestro que dá em "nada".



Devem responder em liberdade mãe e filho que sequestraram uma mulher, em Novo Hamburgo. O delegado Nauro Marques, da 1ª Delegacia de Policia, afirmou que a justiça negou o pedido de prisão preventiva aos suspeitos. O rapaz, de 18 anos, teria conhecido a vítima em uma casa noturna de Novo Hamburgo. Dias depois, a mãe do jovem teria planejado o sequestro da mulher. Com a ajuda do filho, ela manteve a vítima em cativero no bairro São Luiz, em Sapiranga. A dupla chegou a ser detida, mas foi solta porque a policia não possuia o mandado de prisão. A vítima passa bem, e foi libertada após familiares pagarem R$ 4 mil.

sábado, 9 de junho de 2012

Morte do empresário da Yoki, me fez lembrar um fato de NH.


O caso da morte do empresário da fábrica de alimentos Yoki, Marcos Matsunaga, me lembrou o caso da Roselani D'Vila. O que ha em comum? A crueldade. Elise Matsunaga, matou o marido e o esquartejou. Roselani matou três da família, por falta de dinheiro. Ha alguns meses fiz uma matéria especial dos 3 anos do episódio aqui de NH.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alvorada: PMs que praticaram chacina são denunciados

MP

A Promotoria de Justiça de Alvorada denunciou quatro policiais militares por homicídio qualificado, com agravante por abuso de poder, pelas mortes de Luciano Maier, Marcelo de Matos Berro, Celso Santos da Silva e Marco Aurelio Costa Fraga. A chacina ocorreu em 13 de julho do ano passado, em frente ao Bar dos Guris, na Vila Maria Regina, naquele Município.

De acordo com a denúncia assinada pela promotora Raquel Isotton, os policiais militares Marcelo Machado Maier, Marcio Peron Machado Maier, Fernando de Souza e Silva e Guilherme Leal de Almeida efetuaram operação policial no bar, realizando a prisão em flagrante por porte de arma do proprietário, “com o fim de dissimular a real intenção de matar as vítimas”. Ainda conforme a denúncia, as vítimas foram retiradas do local e executadas a tiros na frente do estabelecimento pelo denunciado Fernando de Souza e Silva.

A chacina foi praticada “por motivo torpe, mediante recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa das vítimas”, ressaltou a Promotora. Um dos motivos, de acordo com a denúncia, era vingar o fato de a vítima Luciano Maier ter denunciado Marcelo Machado Maier e outros policiais à Corregedoria-Geral da Brigada Militar e à Polícia Civil, noticiando agressões e abusos. Os policiais militares também queriam assegurar a impunidade dos crimes noticiados à Corregedoria-Geral da Brigada Militar e à Polícia Civil, cometidos para evitar o depoimento das vítimas Luciano Maier e Marcelo de Matos Berro no IPM em que Marcelo Machado Maier era réu. Os crimes contra Celso Santos da Silva e Marco Aurelio Costa Fraga foram consumados para assegurar a ocultação do homicídio perpetrado contra Luciano e Marcelo, pois estavam juntos quando dos fatos, e morreram porque os matadores não queriam deixar testemunhas, segundo o MP.

Atualmente, os policiais Marcelo Machado Maier e Marcio Peron Machado Maier, que são irmãos, e Fernando de Souza e Silva encontram-se recolhidos no Presídio Militar. Para garantir a ordem pública e a conveniência da instrução processual, a Promotora de Justiça também requereu a decretação da prisão preventiva de Guilherme Leal de Almeida.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Caso roubem teu carro sugiro que compre um terço e comece a rezar.

Hoje, pela primeira vez participei do Revista ABC como convidada. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira às 9hrs30 min. Em quase 4 anos, produzi inúmeras vezes o Revista, mas participar com a minha opinião não.

O tema foi o roubo e furto de veículos em Novo Hamburgo, com foco naquelas pessoas que são extorquidas pelos criminosos para terem de volta o bem levado.

Durante uma semana, procurei trazer a tona esta realidade que assombra os moradores da região. As matérias foram ao ar no Repórter Sem Limite entre os dias 7 e 11 de Abril ( aqui no blog você pode conferir as matérias gravadas)

Estavam na mesa redonda o delegado Nauro Marques, titular da 1ª DP hamburguense, o comissário Jorge Luz tb da 1ª, o Capitão Zanini, o Jornalista Aurélio Decker ( que tb produziu as matérias) e eu.

O debate ficou bom mesmo do meio pro fim, quando o Cristofer de Matos (apresentador) chamou o audio que o idoso chamou a policia de incopetente. Muito bom! Claro, que os convidados se defenderam e disseram que a época em que o senhor foi vítima (2006), eles não estavam como responsáveis pela delegacia.

É meu amigo, o assunto é mais complicado que uma conta de aritmética.

Caso roubem teu carro sugiro que compre um terço e comece a rezar ou pode negociar com os intermediadores e se expôr ao risco. Pode ainda, ligar para a policia e ir até a DP, registrar a ocorrência e deixar eles negociarem... Olha! Hoje, às 10 da manhã o delegado Nauro garatiu:"Nos procurem que negociamos com os intermediadores e assim conseguimos prendê-los".

Mas, cuidado! Nem só de água se vive um homem... Há muita coisa por trás dos panos ou debaixo do tapete, como preferires. Não se surpreenda caso registre a ocorrência e na sequência o sacana do bandido te ligue, coincidência? Éééé, acho que não, não sei.

De qualquer maneira, se hoje acontecesse algo comigo, de pegarem meu carro, eu iria sim procurar os órgãos "competentes" e acamparia na frente da DP. Tenho uma barraquinha e uma mãe que me ama e me levaria comida lá. Pra que isso Mendel? Para verificar o que os policiais fazem na prática. Com quem eles falam? Para quem eles ligam? ...

O que achas?

Ok.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mais de 600 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe no RS

Mais de 600 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe no Rio Grande do Sul desde o dia 4 de maio, início da campanha, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Devem receber a dose todas as pessoas acima dos 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos e gestantes.
A previsão é de que até o dia 25 de maio, data de encerramento da campanha, sejam imunizadas mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o Estado, o que corresponde a 80% de cobertura. E para reforçar essa meta, o governador Tarso Genro gravou uma mensagem em vídeo pedindo a cooperação de todos para o sucesso da campanha. "Vamos orientar, convidar e lembrar todos os nossos vizinhos e amigos que estejam envolvidos na possibilidade dessa campanha e vamos chamá-los para a vacinação", frisou o governador.
A dose protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1, causador da Gripe A, além de outros dois tipos de gripe sazonal. Ao todo serão aproximadamente 1,8 mil pontos de vacinação no RS. As crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos receberão a vacina da influenza em duas doses, com 30 dias de intervalo. Aquelas que já foram vacinadas no ano passado, mesmo que apenas com uma dose, tomam agora somente uma aplicação.

Números de doses aplicadas até as 14 horas dessa terça-feira (15), de acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações:
Crianças: 63.054 (31,43%)
Trabalhadores da saúde: 51.860 (37,65%)
Gestantes: 24.253 (24,18%)
Indígenas: 10.326 (51,19%)
Idosos: 460.065 (31,52%)
Total: 609.558 (31,62%)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cara! Roubaram meu carro.

Estou fazendo uma matéria especial sobre o "roubo e furto de veículos, no qual as vítimas são extorquidas". Eu e o jornalista Aurélio Decker, não fizemos outra coisa a não ser dar foco a isso.
Fomos em busca de um intermediador, e achamos 4. Mas, nenhum falou. Medo? Acho que sim.
O fato, é que eles fazem a ponte entre a pessoa lesada e o chefão da quadrilha. Ele recebe a grana e depois entrega o bem levado.


Parte das reportagens estão aqui www.dianaabc.blogspot.com.br , caso queiram ouvir enquanto ficam no facebook ou atualizam seus blogs.


Esta é a primeira matéria especial sobre o Roubo de Carros em Novo Hamburgo. São 10 reportagens, feitas por eu e o jornalista Aurélio Decker. Com muito suor e uma pitadinha de ousadia, conseguimos transmitir as seguintes mensagens:

1 - A Policia Civil, além de não dar confiança a maioria das vítimas, ainda não tem efetivo 1/3 do que realmente é necessário;

2 - Infelizmente, os ladrões, por mais irônico que seja, têm uma certa "CREDIBILIDADE". Calma! Não me crucifique, quero dizer que eles cumprem com a palavra quando informam: "Me paga que te devolvo o carro". Então, você paga e eles realmente te entregam de volta o que já era teu.

3 - É importante mesmo assim que se faça um BO, porque caso um dia ( tipo: era uma vez ), a polícia prenda de verdade esses marginais (filhos duma figa), ela tem a obrigação de provar o envolvimento deles nos estelionatos, e só quem pode afirmar isso é a vítima.

ENTENDEU?????? :-/

sábado, 28 de abril de 2012

Ontem, duas pessoas morreram.




-Só duas? Podem perguntar.
-Não, eu  respondo.
Mas, duas que estavam indo em busca de uma notícia, que possivelmente você assistiria em casa almoçando. No entanto, a informação dada não foi a da operação, a qual se estava indo em busca, e sim da morte de duas pessoas.


O cinegrafista do Grupo Bandeirantes Ezequiel Barbosa, morto aos 27 anos em um acidente na ERS-122, em Farroupilha, na manhã desta sexta-feira.


O repórter Enildo Paulo Pereira, o "Paulão", morto na mesma colisão. Natural de Porto Alegre, de 59 anos, era jornalista de TV há 17 anos. Atualmente participava do programa Brasil Urgente RS.


Quem olhou televisão, ouviu rádio ou qualquer outro meio de comunicação no Brasil, ouviu falar sobre a tragédia. RESUMO: Caminhão desgovernado, com motorista dopado, passou por cima do carro da Band onde estavam as vítimas. Outras 7 pessoas ficaram feridas, felizmente (pelo menos isso) todas bem. A imprensa junto com a Policia Civil seguia para serra em uma operação.

Hoje, pela manhã recebi uma ligação. Um ouvinte questionando sobre o tempo que a perícia levou até o acidente. Fui em busca da resposta. Às 10 horas da manhã, cerca de 4 horas depois da colisão, o IGP chegou para recolher os corpos. Tempão, né? Infelizmente isso é comum. Em Novo Hamburgo, ha uma sede do Instituto com 7 agentes. Vale a ressalva, que para atender a uma ocorrência são necessários 5 integrantes da equipe. Logo, caso ocorram dois acidentes um ficará esperando. 


Ok.







sexta-feira, 20 de abril de 2012



Réu condenado a 102 anos de prisão em São Leopoldo

O Tribunal do Júri de São Leopoldo condenou o réu Mário Schorn, acusado da prática de três homicídios triplamente qualificados. Os crimes foram cometidos no dia 3 de fevereiro de 2010. As 3 vitimas foram executadas com tiros na cabeça. O motivo do crime foi uma rixa existente entre as famílias. O réu, que já cumpria pena por assaltos e porte ilegal de arma, ao tomar conhecimento de que seu filho foi agredido por familiares das vítimas, fugiu do sistema penitenciário, e se dirigiu à casa das mulheres, junto com um irmão adolescente, também armado. O objetivo era executar os agressores do filho. Enquanto o adolescente rendia uma testemunha na entrada da residência, o réu entrou na casa e matou as três mulheres. No julgamento, que durou cerca de dez horas, Mário negou a autoria dos crimes, afirmando que estava trabalhando em Caxias do Sul na data do fato.

O julgamento ocorreu ontem, no Forum. As vitima foram identificadas como Andréia Dreyer, de 34 anos, Fernanda Dreyer, de 18 anos e Bárbara Silveira, de 29 anos. A filha de uma das vítimas de 12 anos, presenciou os assassinatos. A defesa do réu do reú ainda pode recorrer a decisão, e com isso o processo poderá ser julgado pelo Tribunal de Justiça.

Ok. 


segunda-feira, 16 de abril de 2012

1 - Caso Roselani D'avila - Fui até o prédio onde mãe e filha foram mortas. No elevador, sozinha, pensei por 1 segundo em desistir. No entanto, falou mais alto a vontade de entender e saber como estão as pessoas que conviviam com elas.


Na matéria, relembre os fatos e ainda ouça depoimentos emocionantes de familiares, amigos, advogado da acusada e do MP.

Ok.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Secretário Estadual de Habitação e Saneamento afirma que com novo plano a meta do governo é atingir 30% de tratamento de esgoto no Estado.

Antes tarde do que nunca, já dizia minha tataravó.

Segundo dados do próprio governo, apenas 15% do esgoto é tratado no Estado.

Os recursos são provenientes do Programa Estadual de Saneamento, lançado hoje no Palácio Piratini. Serão investidos 2 bilhões e 800 milhoes de reais para garantir o aumento de 15% do esgoto tratado no Rio Grande do Sul, ate 2014.  O secretário de Habitação e Saneamento Marcel Frison afirmou ontem (quarta-feira) que o valores serão investidos em três pontos, entre eles, projetos para ir em busca de mais investimentos. Dos recursos, R$ 2 bi são provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento I e II, do governo federal. Pelo menos 300 projetos serão contemplados com estes recursos.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Aplicativo malicioso de Facebook promete mostrar quem visitou perfil

Li isso hoje a tarde, recibi de um amigo pelo e-mail. Importante.



Um aplicativo malicioso do Facebook está prometendo mostrar aos usuários que visitou seu perfil na rede social. Muito cuidado, trata-se de um golpe, conforme a empresa de segurança "Sophos".

O app, chamado Facebook Profile Viewer, pede acesso ao perfil do usuário. Uma vez liberado, ele envia mensagens sem permissão para os contatos da vítima, incentivando outros a adotá-lo.

Quem caiu no conto precisa remover as mensagens de sua linha do tempo e revogar os direitos concedidos ao aplicativo. O golpe também pode ser relatado como spam ao Facebook.

A funcionalidade de saber quem bisbilhotou o perfil existe no Orkut, mas não há nada similar no Facebook. Então, cuidado com promessas do tipo.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Relato de PM que salvou criança, em Canoas. Emocionante.

Esta a palavra da Soldado de Canoas que atendeu a um bebe que estava em Convulsão. O fato ocorreu nesta manhã.
NOTICIA COMPLETA.
A Brigada Militar de Canoas salvou um bebê de um ano após convulsão no bairro Niterói. Enquanto a soldado Marília Nunes da Silva digitava alguns boletins, professoras de uma escola de Educação Infantil entraram na companhia pedindo socorro a um bebê de 1 ano e 3 meses, que passou mal e teve uma convulsão. Marília e o colega, o soldado Luís Fernando Bitencourt,colocaram a criança na viatura e correram ao Hospital Nossa Senhora das Graças, onde o bebê foi atendido e segue em observação, mas passa bem

Passa bem jovem espancada pelo próprio pai, em Feliz.

Ilustrativa 
     A Polícia Civil de Feliz investiga a denúncia contra o homem suspeito de espancar a filha de 16 anos, no bairro Matiel. A vítima, segundo a Brigada Militar, ficou internada no Hospital Doris José Schlatter. 
     O médico, que examinou a vítima, Jaime Colares Machado afirmou pra nossa reportagem que seu estado de saúde é estavel. 
     Durante as agressões, o suspeito teria empurrado a cabeça da vítima contra uma parede da casa. Acredita nisso? 




Pior do que isso, só o pai acusado de estuprar e matar a filha de 30 dias. Sim, 30 dias. 
 

Policia localiza sítio usado por quadrilha em Novo Hamburgo. E?

Matéria que fiz ontem à tarde. 

Mandante do grupo é procurado pela polícia. Se trata de Rodrigo da Silva. 
O sítio, é localizado no bairro Lomba Grande. No local eram escondidos os veículos roubados pela quadrilha. Uma caminhonete roubada na última sexta-feira foi encontrada na área rural. 

O líder da quadrilha exigia R$ 2 mil para devolver o carro. O delegado Enizaldo Plentz afirma que o homem, vulgo Rodrigo Falcatrua, irá responder por vários crimes, entre eles estelionato. O delegado revelou que o líder do grupo invadiu o sítio e vendeu o terreno para uma família utilizando documentos falsos. 

O policial não soube informar quanto carros roubados já foram levados para a fazenda. Detalhes sobre o possivel paradeiro do suspeito não foram divulgados, para não atrapalhar o andamento da investigação. Alem disso, a policia civil deve pedir nas próximas horas a prisão preventiva do homem.

sábado, 24 de março de 2012

Oi

Hoje, sábado 24 de Março de 2012.

1 - Este semana, como qualquer outra, foi corrida.

2 - Entre os fatos que mais me chamaram atenção estão: "Pai" estupra filha de 30 dias; Centenário pode ser interditado; Técnico do Grêmio acusado de fraude.

3 - O homem, de 38 anos, acusado de estuprar a filha está respondendo em liberdade. O caso foi registrado no Paraná, que fosse na China, não interessa é um absurdo. Quando acho que vi tudo, mesmo com a pouca idade, me deparo com uma barbaridade destas.

4 - Estou dando aula em uma escola (que não vem ao caso o nome), que está no meio de um fogo cruzado. Antes fossem roubalheiras de políticos ou incopetências administrativas internas, mas não. É o tráfico. Através de conversas informais, pude observar, a preocupação de todos que não fazem parte deste mundo, que alías, felizmente é a grande maioria. Hoje, pela manhã falei sobre o assunto no meu programa, chamando a tão sagrada POLÍCIA para ajeitar essa "merda" (com perdão da palavra), antes que mais gente morra.

5 - A foto aí do lado, foi tirada pela Bruna Klassmann, no casamento do JP. Parabéns aos noivos lindos ADRI E JP.

Ok.