segunda-feira, 28 de maio de 2012

Alvorada: PMs que praticaram chacina são denunciados

MP

A Promotoria de Justiça de Alvorada denunciou quatro policiais militares por homicídio qualificado, com agravante por abuso de poder, pelas mortes de Luciano Maier, Marcelo de Matos Berro, Celso Santos da Silva e Marco Aurelio Costa Fraga. A chacina ocorreu em 13 de julho do ano passado, em frente ao Bar dos Guris, na Vila Maria Regina, naquele Município.

De acordo com a denúncia assinada pela promotora Raquel Isotton, os policiais militares Marcelo Machado Maier, Marcio Peron Machado Maier, Fernando de Souza e Silva e Guilherme Leal de Almeida efetuaram operação policial no bar, realizando a prisão em flagrante por porte de arma do proprietário, “com o fim de dissimular a real intenção de matar as vítimas”. Ainda conforme a denúncia, as vítimas foram retiradas do local e executadas a tiros na frente do estabelecimento pelo denunciado Fernando de Souza e Silva.

A chacina foi praticada “por motivo torpe, mediante recurso que dificultou ou tornou impossível a defesa das vítimas”, ressaltou a Promotora. Um dos motivos, de acordo com a denúncia, era vingar o fato de a vítima Luciano Maier ter denunciado Marcelo Machado Maier e outros policiais à Corregedoria-Geral da Brigada Militar e à Polícia Civil, noticiando agressões e abusos. Os policiais militares também queriam assegurar a impunidade dos crimes noticiados à Corregedoria-Geral da Brigada Militar e à Polícia Civil, cometidos para evitar o depoimento das vítimas Luciano Maier e Marcelo de Matos Berro no IPM em que Marcelo Machado Maier era réu. Os crimes contra Celso Santos da Silva e Marco Aurelio Costa Fraga foram consumados para assegurar a ocultação do homicídio perpetrado contra Luciano e Marcelo, pois estavam juntos quando dos fatos, e morreram porque os matadores não queriam deixar testemunhas, segundo o MP.

Atualmente, os policiais Marcelo Machado Maier e Marcio Peron Machado Maier, que são irmãos, e Fernando de Souza e Silva encontram-se recolhidos no Presídio Militar. Para garantir a ordem pública e a conveniência da instrução processual, a Promotora de Justiça também requereu a decretação da prisão preventiva de Guilherme Leal de Almeida.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Caso roubem teu carro sugiro que compre um terço e comece a rezar.

Hoje, pela primeira vez participei do Revista ABC como convidada. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira às 9hrs30 min. Em quase 4 anos, produzi inúmeras vezes o Revista, mas participar com a minha opinião não.

O tema foi o roubo e furto de veículos em Novo Hamburgo, com foco naquelas pessoas que são extorquidas pelos criminosos para terem de volta o bem levado.

Durante uma semana, procurei trazer a tona esta realidade que assombra os moradores da região. As matérias foram ao ar no Repórter Sem Limite entre os dias 7 e 11 de Abril ( aqui no blog você pode conferir as matérias gravadas)

Estavam na mesa redonda o delegado Nauro Marques, titular da 1ª DP hamburguense, o comissário Jorge Luz tb da 1ª, o Capitão Zanini, o Jornalista Aurélio Decker ( que tb produziu as matérias) e eu.

O debate ficou bom mesmo do meio pro fim, quando o Cristofer de Matos (apresentador) chamou o audio que o idoso chamou a policia de incopetente. Muito bom! Claro, que os convidados se defenderam e disseram que a época em que o senhor foi vítima (2006), eles não estavam como responsáveis pela delegacia.

É meu amigo, o assunto é mais complicado que uma conta de aritmética.

Caso roubem teu carro sugiro que compre um terço e comece a rezar ou pode negociar com os intermediadores e se expôr ao risco. Pode ainda, ligar para a policia e ir até a DP, registrar a ocorrência e deixar eles negociarem... Olha! Hoje, às 10 da manhã o delegado Nauro garatiu:"Nos procurem que negociamos com os intermediadores e assim conseguimos prendê-los".

Mas, cuidado! Nem só de água se vive um homem... Há muita coisa por trás dos panos ou debaixo do tapete, como preferires. Não se surpreenda caso registre a ocorrência e na sequência o sacana do bandido te ligue, coincidência? Éééé, acho que não, não sei.

De qualquer maneira, se hoje acontecesse algo comigo, de pegarem meu carro, eu iria sim procurar os órgãos "competentes" e acamparia na frente da DP. Tenho uma barraquinha e uma mãe que me ama e me levaria comida lá. Pra que isso Mendel? Para verificar o que os policiais fazem na prática. Com quem eles falam? Para quem eles ligam? ...

O que achas?

Ok.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Mais de 600 mil pessoas já se vacinaram contra a gripe no RS

Mais de 600 mil pessoas foram vacinadas contra a gripe no Rio Grande do Sul desde o dia 4 de maio, início da campanha, conforme dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES). Devem receber a dose todas as pessoas acima dos 60 anos, crianças maiores de seis meses e menores de dois anos e gestantes.
A previsão é de que até o dia 25 de maio, data de encerramento da campanha, sejam imunizadas mais de 1,5 milhão de pessoas em todo o Estado, o que corresponde a 80% de cobertura. E para reforçar essa meta, o governador Tarso Genro gravou uma mensagem em vídeo pedindo a cooperação de todos para o sucesso da campanha. "Vamos orientar, convidar e lembrar todos os nossos vizinhos e amigos que estejam envolvidos na possibilidade dessa campanha e vamos chamá-los para a vacinação", frisou o governador.
A dose protege contra três tipos do vírus Influenza, entre eles o H1N1, causador da Gripe A, além de outros dois tipos de gripe sazonal. Ao todo serão aproximadamente 1,8 mil pontos de vacinação no RS. As crianças com idade entre seis meses e menores de dois anos receberão a vacina da influenza em duas doses, com 30 dias de intervalo. Aquelas que já foram vacinadas no ano passado, mesmo que apenas com uma dose, tomam agora somente uma aplicação.

Números de doses aplicadas até as 14 horas dessa terça-feira (15), de acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações:
Crianças: 63.054 (31,43%)
Trabalhadores da saúde: 51.860 (37,65%)
Gestantes: 24.253 (24,18%)
Indígenas: 10.326 (51,19%)
Idosos: 460.065 (31,52%)
Total: 609.558 (31,62%)

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Cara! Roubaram meu carro.

Estou fazendo uma matéria especial sobre o "roubo e furto de veículos, no qual as vítimas são extorquidas". Eu e o jornalista Aurélio Decker, não fizemos outra coisa a não ser dar foco a isso.
Fomos em busca de um intermediador, e achamos 4. Mas, nenhum falou. Medo? Acho que sim.
O fato, é que eles fazem a ponte entre a pessoa lesada e o chefão da quadrilha. Ele recebe a grana e depois entrega o bem levado.


Parte das reportagens estão aqui www.dianaabc.blogspot.com.br , caso queiram ouvir enquanto ficam no facebook ou atualizam seus blogs.


Esta é a primeira matéria especial sobre o Roubo de Carros em Novo Hamburgo. São 10 reportagens, feitas por eu e o jornalista Aurélio Decker. Com muito suor e uma pitadinha de ousadia, conseguimos transmitir as seguintes mensagens:

1 - A Policia Civil, além de não dar confiança a maioria das vítimas, ainda não tem efetivo 1/3 do que realmente é necessário;

2 - Infelizmente, os ladrões, por mais irônico que seja, têm uma certa "CREDIBILIDADE". Calma! Não me crucifique, quero dizer que eles cumprem com a palavra quando informam: "Me paga que te devolvo o carro". Então, você paga e eles realmente te entregam de volta o que já era teu.

3 - É importante mesmo assim que se faça um BO, porque caso um dia ( tipo: era uma vez ), a polícia prenda de verdade esses marginais (filhos duma figa), ela tem a obrigação de provar o envolvimento deles nos estelionatos, e só quem pode afirmar isso é a vítima.

ENTENDEU?????? :-/